quarta-feira, agosto 17, 2011

Chuteiras, Performance e Lesões.


            Boa noite a todos os leitores do blog, essa semana iremos falar de futebol, para ser mais exato falaremos um pouco sobre chuteiras e sua relação com a performance e com as lesões. O nome do artigo em ingles é “The Influence of Soccer Shoe Design on Player Performance and Injuries”, uma revisão do “Research in Sports Medicine”.
            O artigo relata desde os primordios do futebol, onde eram utilizadas botas de operario que pesavam cerca de 500 g, chegando até 1 kg quando molhadas. Chegando até as chuteiras atuais modernas, apresentam grande conforto, são leves e aumentam a tração. Além disso, ocorreu grande evolução no jogo, tornando-se extremamente rápido nos dias atuais.
            Uma pesquisa realizada entre jogadores de futebol algumas características foram consideradas as mais importantes: conforto, estabilidade peso e propriedade de tração. O conforto permite o jogador executar seus movimentos de maneira livre demonstrando o melhor de sua habilidade, o peso da chuteira e suas propriedades de tração alteram sua rapidez na mudança de direção, podendo aumentar sua performance.
            Em relação a aumentar a velocidade da bola após o chute, o peso e a rigidez do solado não interferiram nesse quesito. No entanto, o tecido que recobre o dorso do pé, assim como sua costura interferem tanto na velocidade da bola quanto em sua precisão. Um material pouco aderente tende a prejudicar a força e a precisão do chute.
            Existe pouca evidência em relação a lesões traumaticas e de overuse com a diferença de tração em gramas artificiais e grama natural. É sempre importante lembrar que a lesão traumatica mais comum no futebol é o entorse de tornozelo, enquanto as lesões mais graves mais comuns, são as lesões do joelho.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, assunto prático da medicina do esporte. Quero ler este artigo.
Abraços

Postar um comentário