quinta-feira, novembro 17, 2011

Leite com Chocolate na Recuperação de Atletas


            Boa noite leitores do blog, essa semana falaremos sobre o papel da alimentação na recuperação de atletas. O artigo escolhido é do Journal of Strength and Conditioning Research deste ano. O objetivo do estudo foi comparar a recuperação com achocolatado desnatado e bebida esportiva.
            Foram avaliados meninos e meninas que jogam futebol, o teste utilizado foi o de 20 metros até a exaustão, é colocado temporizador sonoro e quando o atleta não consegue mais manter o ritmo, o teste é interrompido. De um total de 26 atletas completaram o estudo 13 voluntários.
            Entre as meninas (8) não foram observadas alterações, no entanto, nos meninos (5), ocorreu melhora significativa no tempo até exaustão.
            Entre as razões que poderiam explicar tal ocorrido encontra-se o fato do leite apresentar carboidratos em quantidade semelhante ao das bebidas esportivas isotônicas, apresentarem boa quantidade de BCAA, whey protein e caseína, mantendo boas concentrações plasmáticas de aminoácidos. Além disso, o leite apresenta sódio e potássio e ajudam na reidratação.
            Concluindo, ainda são necessárias mais pesquisas em relação a ingesta de leite com achocolatado na recuperação de atletas, no entanto, o leite pode ser utilizado imediatamente apos o exercício e servir como importante fonte de carboidratos e proteínas, além de auxiliar na reposição de eletrólitos. 

The effects of low fat chocolate Milk on postexercise recovery in collegiate athletes
Spaccarotella KJ and Andzel WD
Journal of Strength and Conditioning Research

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou adepto do leite com achocolatado, especialmente para o treino resistido. Uso e recomendo.
Abraços

Jonathan disse...

O saudoso "nescau"!?
Mas como já vi no post sobre reidratação, aparecem o sódio e o cálcio; como faz a recuperação e reidratação aquele como eu, que precisa ter cuidado com esses cátions devido à propensão à formação de cálculo renal, Guto?
Aquele abráss!

Postar um comentário