quinta-feira, dezembro 22, 2011

O Médico a Beira do Ringue


            Boa tarde a todos, essa semana falaremos sobre um dos esportes que mais crescem no mundo, o Mixed Martial Arts (MMA). Um artigo publicado em junho de 2011 no jornal Current Sports Medicine Reports fala sobre as lesões e mecanismos de lesão do esporte.
            Rapidamente relembramos que o esporte iniciou em nosso país com o nome de Vale Tudo e inicialmente foi marginalizado, pois, tinha o estigma de briga de rua ou luta até a morte. Afim de renovar a imagem do MMA foram criadas regras como classificação de atletas em categorias por peso, duração de 3 a 5 rounds de 5 minutos cada, uso de luvas e proibição de golpes potencialmente fatais.
            O uso de luvas contribui com a diminuição da gravidade das lesões, sendo que as incidências de morte com trauma fechado na cabeça eram altas e após 3 anos do uso do equipamento foram reportadas 2 mortes.
            Um estudo retrospectivo sobre lesões no esporte realizado por Buse, analisou 642 lutas e verificou que 72% das lutas terminaram por lesões ou golpes que poderiam causar lesões (submissões). Dentre estas a causa mais comum é o trauma na cabeça (39,4%) seguido por causas músculo-esqueléticas (22,9%), estrangulamento (19,7%) e traumas mistos (18%). No entanto, não foram verificadas a gravidade dos ferimentos ou mesmo se os mecanismos que levaram ao final da luta geraram alguma lesão.
            Nos Estados Unidos os lutadores são obrigados a passar por avaliação médica antes e após as lutas, em geral, são solicitadas sorologias para HIV e hepatites B e C.
Durante as lutas deve-se seguir os protocolos do ATLS, realizando imobilização cervical, uso de prancha rígida sempre que necessário. Disponibilizar de ambulância UTI e ter conhecimento prévio de hospitais de referência. O tratamento de lacerações e outros traumas devem ser avaliados, em caso de lesões mais complexas é melhor realizar procedimentos em ambiente hospitalar.
Finalmente, o autor sugere uma lista de equipamentos que o médico a beira do ringue deve ter, afim de realizar uma avaliação e tratamentos adequados.

Mixed Martial Arts: Injury Patterns and Issues for the Ringside Physician
Seidenbrg PH
Current Sports Medicine Reports, 2011


Imagens publicadas no site: http://www.noticiasrss.com.br/Post/Default.aspx?id=277780&noticia=dana-white-iguala-status-de-jones-e-anderson--mas-nega-superluta

0 comentários:

Postar um comentário