terça-feira, maio 22, 2012

A medicina do esporte no mês de maio

Olá colegas do Sport Medicine Brasil,
O mês de maio foi muito bom para a medicina do esporte no país, tivemos o congresso brasileiro e sul-americano da especialidade e a prova de título de especialista (aproveito para parabenizar todos os aprovados!).
O congresso, que aconteceu em Porto Alegre, foi muito bom. Como sempre uma ótima oportunidade para trocar experiencias com os colegas e para rever os amigos. Além disso, uma novidade que me chamou atenção positivamente no congresso deste ano foram os colóquios e o fogo cruzado de algumas mesas de discussão. Esse formato, até então pouco usado nos congressos da medicina do esporte, me parece muito interessante, pois colegas renomados com experiência na medicina do esporte discutindo pontos de vista discordantes se torna muito proveitoso.
Nestes colóquios a participação da platéia também foi marcante, mostrando que a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte acertou em cheio nas atividades. A discussão sobre treinamento em zona de isquemia durante a reabilitação cardíaca, por exemplo, foi intensa e os convidados defenderam seus pontos de vista com base em evidências científicas. Estas atividades ajudam a abrir o leque de discussões e, além de esclarecimentos, fazem emergir dúvidas e isto é muito bom - nada melhor para uma mente curiosa do que dúvidas.
Espero que todos os colegas tenham aproveitado o congresso, nos vemos novamente no Team Physician Course em junho!

1 comentários:

Leonardo Hirao disse...

Infelizmente não pude acompanhar muito do Congresso que dizem ter sido o melhor dos últimos anos. Também achei muito bom ir a Porto Alegre e reencontrar os amigos da Medicina do Esporte.
A possibilidade do Brasil realizar a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos também está possibilitando a expansão de nossa especialidade, com a realização do Team Physician da FIMS o ano passado, o Congresso Sul Americano em conjunto com o Nacional, o Team Physician do ACSM e a possibilidade de realizar outros Congressos nos próximos anos como o Congresso Mundial da FIMS.
Também vale destacar que entidades como a FIFA vem realizando cursos esporádicos. Para os que já trabalham na área e os que estão para ingressar fiquem atentos, pois, os próximos anos devem estar repletos de atividades.

Postar um comentário