quarta-feira, setembro 14, 2011

Workshop de Emergências no Futebol


Boa noite aos nossos leitores do blog, essa semana tivemos um curso de Emergências no Futebol da FIFA realizado nos dias 13 e 14 de setembro, pelo Dr. Efraim Kramer responsável pela organização da parte médica da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
O curso explorou desde assuntos relativos a organização, conhecimento adequado do local de trabalho, que podem ser desde as instalações de treino até os grandes estádios da copa, evacuação para hospitais, tipos mais comuns de emergências no futebol, protocolos de atendimento, entre outros.
A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta capaz de mudar todo o pais por pelo menos 6 semanas. Para garantir que jogadores, organizadores, autoridades e torcedores do mundo possam dispor de atendimento médico de qualidade é necessário boas instalações dentro dos estádios e em seu trajeto, além de equipe médica bem treinada e pronta para realizar qualquer procedimento.
Dentre os problemas mais comuns que ocorrem dentro de um estádio de futebol estão: epilepsia, hipoglicemia, mal súbito cardíaco, lesões cervicais e asma. Os protocolos de atendimento utilizados na África do Sul foram apresentados, além, das listas de equipamentos e medicamentos necessários para a competição.
Ocorreu também, treinamento prático em relação a imobilização de pacientes, atendimento de espectadores e jogadores que sofreram colapso em diversas áreas  do estádio, dos gramados até as arquibancadas. Mostrando as particularidades do atendimento no futebol.

3 comentários:

Carolina Hirao disse...

Eu assisti ontem a matéria sobre o treinamento no SP-TV segunda edição! Muito bacana!
A matéria está no ar no site da globo.com!

Anônimo disse...

Este tipo de treinamento é muito importante. A experiência passada pelo prof Efraim, como responsável médico na copa da Africa do Sul, foi de valiosa ajuda. Acredito que também seja de suma importância agregar serviços de referência, como o SAMU de São Paulo, na organização e treinamento para o evento.

Anônimo disse...

Achei muito bacana a iniciativa da FIFA e do Brasil em começar a treinar antecipadamente esse tipo de situação.
Uma outra grande coisa a se fazer seria colocar em pratica, ou iniciar as modificações para os campeonatos nacionais, demostrando que pelo menos a parte médica está preocupada em ter eventos de qualidade e com responsabilidade aqui na terra verde e amarela!!!

Postar um comentário