quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Aplicação do Programa de Prevenção no Futebol


Boa noite leitores do blog, retornando ao assunto de prevenção de lesões no futebol, nós falaremos sobre os resultados da aplicação do programa “11+” da FIFA.
O artigo publicado em outubro de 2010 pelo grupo do doutor Junge A. no American Journal of Sports Medicine, mostra um estudo populacional entre jogadores de futebol amador que treinam em média 90 minutos, 2 vezes por semana e tem 1 jogo por semana.
Inicialmente, foram constatados que a maioria das lesões ocorriam durante os jogos (72%) e afetavam as extremidades inferiores (85%). Dentre as lesões mais comuns estavam distensão da coxa e entorse de tornozelo.
Depois, foram separados em grupos os técnicos que adotaram as práticas do 11+  e aqueles que não adotaram o aquecimento. Quando comparados os 2 grupos ocorreu diminuição de 25% de lesões nos treinos e 12% de diminuição durante os jogos.
Obviamente que o estudo apresenta fraquezas, dentre elas, o fato dos técnicos escolherem se implementavam ou não o programa 11+, poderia interferir de maneira importante, principalmente, nas características do treino.
Apesar disso, estudos de prevenção de lesões isoladas como entorse de tornozelo, demonstravam bons resultados, o que poderia sustentar os resultados demonstrados. 


Imagens extraídas do site: http://www.jssm.org/vol7/n3/2/F2.htm, no dia 09/02/12

0 comentários:

Postar um comentário