quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Aprendizado Motor e a Prevenção de Lesão de Ligamento Cruzado Anterior


            Boa noite leitores do blog, nesse post falaremos sobre aprendizado motor e prevenção de lesão de ligamento cruzado anterior (LCA). Artigo publicado em novembro de 2010 no jornal Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy por Anne Benjaminse e Egbert Otten.
             O aprendizado de técnicas de aterrissagem mostrou ser extremamente efetivo e fácil de ser assimilado, diminuindo imediatamente reação de forças com o solo. No entanto, a retenção da técnica é pequena quando o seguimento ultrapassa 1 semana. Uma das questões levantadas era a idade adequada para se iniciar o programa de prevenção, do ponto de vista de aprendizado crianças de 6 a 12 anos deveriam aprimorar sua técnica e alinhamento tornando o movimento automatizado posteriormente. No entanto, crianças apresentam pouco risco para lesões mais sérias, sendo que o risco aumentaria em crianças de 12 a 14 anos de idade.
            Outro método que auxiliaria é o aprendizado através de imagens e videos, a transmissão de informações para os atletas pode aumentar o poder de reprodução de certos movimentos. Sendo que o aprendizado é maior em atletas já proficientes e a observação de atletas do mesmo sexo também afeta a ativação neuronal.
            Estudos de prevenção apontaram exercícios que previnem lesões através do aumento de força e condicionamento. Através destas investigações foi possível concluir que lesões de LCA podem ser prevenidas através da combinação de exercícios de equilíbrio, coordenação, força, pliométricos e de agilidade. O uso de cameras de video pode auxiliar na melhora da técnica dos atletas.
            O maior desafio hoje é realizar a transição do aprendizado consciente em automatização de movimentos. A realização de trabalhos individualizados parecem ser a melhor estratégia para o aprendizado de técnicas de salto e aterrissagem. 


Imagem extraída do site: http://www.saudebeleza.org/saude-crianca/criancas-atividades-fisicas-pratica-esportes/ no dia 16/02/12

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá.
Este artigo sugere algum protocolo específico de exercícios?
Abraços.

Leonardo Hirao disse...

Não, ele sugere melhora na técnica de aterrissagem, filmagem da técnica de salto e aterrissagem para aprendizagem, melhora da biomecânica e aprendizagem de técnica durante idades mais jovens (6 a 12 anos).

Postar um comentário