quinta-feira, março 01, 2012

Comparação entre água de côco, bebida isotônica esportiva e água


            Boa noite leitores do blog, esta noite falaremos a respeito de hidratação e exercício físico. O artigo escolhido do Journal of the International Society of Sports Nutrition de janeiro de 2012 foi escrito por Kalman e colaboradores.
            O objetivo do estudo foi comparar 4 tipos de bebidas: água de côco concentrada, água de côco pura, bebida isotônica esportiva e água em relação a hidratação e performance de pessoas fisicamente ativas.
            O estudo realizou quarto testes em dias diferentes em sequência aleatória e realizava um protocolo de desidratação de 2% do peso corporal, em ambiente e condições controladas. Em seguida, os sujeitos realizaram reidratação durante 1 hora com cada uma das bebidas, após 2 horas de descanso iniciava o teste até a exaustão com protocolo de velocidade constante e incremento de inclinação a cada 3 minutos. Os participantes deveriam estar fisicamente ativos por pelo menos 6 meses e foram selecionados através do PAR-Q.
            Quanto aos resultados, o estudo não demonstrou diferença em relação a hidratação entre as bebidas utilizadas. Esses dados já tinham sido previamente detectados em estudos anteriores comparando bebida esportiva, água de côco e água. Além disso, o tempo até exaustão também não apresentou diferença significativamente entre os diferentes grupos.
            Algumas críticas foram relatadas pelo próprio grupo como o protocolo escolhido talvez não ser o mais indicado, além disso, o estudo foi patrocinado por uma empresa que embala água de côco. Mais estudos são necessários para concluir o uso de água de côco como repositor hídrico durante o exercício, principalmente, no que se refere a tolerância gástrica e performance.


Imagem extraída do site http://www.liferun.com.br/ no dia 01/03/12

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Acho que fica dificil mesmo ter uma diferença significativa em um teste máximo. Poderia ter tido alguma diferença se o protocolo fosse em velocidade constante até a exaustão. Uma velocidade fixa relativa a um percentual do teste maximo individualizado para cada sujeito.
Pensando so na reidratação, pode ser que mesmo nessas condições não haveria diferença, agora pensando nas bebidas que têm carboidratos seria possivel uma diferença se o teste fosse mais prolongado,
Abraço

Jonathan disse...

Graças! Odeio água de côco.
Bebida que têm carboidratos, Felipe? Tipo qual?

Aquele abráss

Postar um comentário