terça-feira, março 15, 2011

Bem-vindos ao Sports Medicine Brasil – SMB!

O objetivo do Sports Medicine Brasil é criar um espaço onde possamos discutir assuntos relevantes para o desenvolvimento da medicina do esporte em nosso país. O SMB é o ponto de encontro para discussões sobre medicina baseada em evidências, questões práticas, aspectos éticos, e quaisquer questões relacionadas à medicina do esporte e do exercício.
O nosso primeiro Post é sobre o editorial escrito pelo Dr. Andrew Franklyn-Miller no British Journal of Sports Medicine de fevereiro de 2011. Neste, o Dr. Franklyn-Miller chama a atenção para a crença de que a prática médica no esporte apresenta aspectos únicos, sendo comum o uso de todo tipo de tratamento disponível na tentativa de conseguir-se um retorno precoce ao esporte. Em seu texto, o Dr. Franklyn-Miller demonstra uma grande preocupação com esta situação, pois ela pode levar ao uso de terapias que não apresentam resultados comprovados. Além de preocupar-se com o fato deste tipo de conduta ser falha, o editorial acredita que possam comprometer o desenvolvimento de evidências científicas, minar a credibilidade da especialidade, sendo ainda eticamente questionáveis.
A medicina baseada em evidências, apesar de todas suas limitações, representa um componente vital da boa prática clínica e aumenta a confiança do paciente na medicina. A boa prática médica demanda que busquemos pela melhor evidência de eficácia e segurança na escolha de nossas condutas terapêuticas. É inadmissível que a medicina do esporte, uma especialidade que passa por um momento rico de sua história, em termos de pesquisa científica, ignore o uso de condutas baseadas em evidências. Depende, então, dos profissionais que atuam na área, agirem de forma consciente e responsável para o desenvolvimento de uma medicina do esporte da qual possamos ter orgulho de fazer parte.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa! Que esta seja uma fonte de ricas discussões!

Leonardo Hirao disse...

Com certeza Cássio, essas discussões serão a chave para trilharmos caminhos em busca de novos tratamentos eficazes e que tenham uma boa fundamentação científica. Ainda mais com a interação entre profissionais de diversas áreas e especialidades diferentes, teremos outras visões sobre o mesmo problema com o desenvolvimento do senso crítico e capacidade de resolutibilidade.
Além disso, esse edital mostra a batalha interna da medicina esportiva entre o desenvolvimento com bases sólidas e o achismo. Hoje, levantamos a bandeira a favor da credibilidade de nossa especialidade.

Fernando B Cardoso disse...

Caros colegas da medicina esportiva, parabéns pela iniciativa e contem comigo. Tenho um texto sobre a medicina esportiva no meu blog se vcs tiverem interesse em ler e quiserem postá lo aqui fiquem à vontade. Abrs e mais uma vez parabéns!!!
bianchinimedesportiva.blogspot.com.br

Leonardo Hirao disse...

Após alguns dias de reflexão começo a pensar que nos deparamos em medicina esportiva com muitos problemas apresentados como Síndromes. Como no caso da Sd Patelo Femural ou mesmo problemas nos quais ainda não conhecemos a origem da dor como na Pubalgia. Ainda existe muita controvérsia quanto aos tratamentos, não sabemos ao certo se muitos problemas são causa ou consequência como na Discinesia de Escápula. Como devemos proceder diante de um atleta de nível olímpico e que apresenta uma técnica capaz de causar lesões? Até onde podemos usar a literatura ou mesmo como podemos nos guiar diante de doenças e síndromes tão complexas? É possível ignorar totalmente a experiência daqueles que trabalham há muitos anos no esporte?

Leonardo Hirao disse...

Aqui vai o link do editorial:
http://bjsm.bmj.com/content/45/2/83.extract
Abraços.

Postar um comentário