quarta-feira, abril 17, 2013

Radiografia no Estudo do Impacto Femoroacetabular

Olá Amigos do SMB!


Um dos grandes desafios na medicina do esporte são as dores da região inguinal e quadril. Dentre as diferentes causas possíveis para esta queixa está o impacto femoroacetabular (FAI). Este ocorre quando há compressão entre o acetábulo e colo do fêmur, o que pode levar à lesão de estruturas locais, como o labrum acetabular que está interposto.
O impacto pode ser tipo Pincer (componente acetabular), Came (componente femural) ou Misto.



O diagnóstico é clínico, com utilização de exames de imagem para comprovação. É importante ao exame, avaliar se a dor desencadeada pelos testes para FAI apresenta as características da queixa clínica, pois há diversas outras causas de dor nesta região que devem ser contempladas.
O exame de imagem mais acessível para a investigação de FAI é a radiografia, e dependendo do cenário pode ser o único disponível. O objetivo deste post é apresentar alguns dos principais achados radiográficos do FAI de forma prática.
A Radiografia AP da Bacia com raio focado na sínfise púbica e MMII em rotação interna é amplamente utilizada, pode trazer muitas informações acerca do FAI. A esta imagem pode-se associar AP de quadril, perfil, Dunn, cross-table, entre outros estudos radiográficos.




Transição normal entre cabeça e colo do fêmur.





                   
Deformidade tipo came em pistol grip (cabo de pistola)




Transição cabeça-colo na incidência cross-table, menos de 10mm é indicativo de FAI tipo came.



Cobertura normal. Linha passando pelo bordo lateral do acetábulo forma ângulo entre 25° e 39° com linha vertical, ambas linhas passando pelo centro da cabeça do fêmur. Abaixo de 25°, displasia. Acima de 39° supercobertura, possível impacto.




No quadril normal a fossa acetabular encontra-se lateral à linha ilioisquiática (foto da esquerda). A direita, coxa profunda, fossa acetabular ultrapassa a linha ilioisquiática.



A esquerda relação normal entre parede anterior (medial, setas brancas) e posterior do acetábulo. Na imagem da direita, sinal do crossover de retroversão acetabular –cruzamento da parede anterior lateral à posterior na porção cranial.

A avaliação da radiografia de quadril em casos de suspeita de FAI pode ser muito útil na elucidação diagnóstica. É importante que o médico do esporte sistematize esta avaliação na busca destas alterações e interpreta os achados de acordo com a clínica de cada paciente.

5 comentários:

Gustavo Nakaoka disse...

O Impacto Femoroacetabular vem tendo grande destaque ultimamente principalmente no meio da medicina esportiva, porém devemos nos lembrar de que esta não é uma lesão nova; o que antigamente podia ser visto como um "princípio de artrose" hoje leva uma definição e tratamentos específicos.
Também não podemos nos esquecer que, como foi dito no post, a avaliação primária é clínica, sendo a imagem um bom auxílio para o diagnóstico mas não o principal quesito como já foi mostrado em trabalhos como o publicado em dezembro de 2012 no Am J Sports Medicine (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23104610?dopt=Abstract) que deixa claro o quanto é possível uma pessoa apresentar um quadro de lesão no diagnóstico de imagem porém sem queixas referentes.
Clinicamente também é possível diferenciarmos as queixas intra-articulares das extra-articulares (que são tratáveis de maneira conservadora), abrindo um leque maior de possibilidades de tratamento para nossos pacientes.

Anônimo disse...

Grande Nakaoka! Bom tê-lo novamente enriquecendo nossos posts com seus comentários.
Concordo 100% com o que falou sobre sinais de FAI na imagem mas sem clínica. Muito comum.
Também percebo sinais de FAI no exame clínico mas que não reproduzem o tipo de dor que o paciente apresenta na função.
E mais, casos de FAi com exame clínico que reproduz a dor de que o paciente se queixa e que melhoram com reabilitação (ex: correção de valgo e rotação interna, correção de anteroversão pélvica)
Continue marcando presença aqui Nakaoka! Abraço, Gustavo.

Anônimo disse...

So, while I am no roving reporter I am endeavoring with my menial reporting
skills, to bring you. Office goers and people who are travelling often do not get time to read
news from the newspaper or watch it to get good information they could subscribe for sports
SMS alerts. If a person is connected with the latest headlines, it will develop an awareness in him with regards to the world which surrounds him.


Also visit my blog sysadmin.sat.qc.ca

Anônimo disse...

Hello, I think your blog might be having browser compatibility issues.

When I look at your blog in Opera, it looks fine but when opening in Internet
Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
Other then that, terrific blog!

Here is my weblog - Gto120dlaocm402mfos02.com

Anônimo disse...

They aim at miming various good qualities of the
counterparts of the assumed celebrity. We realize that we don't need to listen to outside authorities; we are not guided by our internal authority. All kinds of sports news today are offered live through the television.

my web-site Latest Daily News

Postar um comentário