Boa noite a todos da comunidade Sports Medicine Brasil estamos iniciando nossos tópicos tendo como base sempre um artigo recente. Nesse caso utilizamos um artigo do British Journal of Sports Medicine falando a respeito de epicondilite lateral, tratamento com patch de nitrato e seus resultados a longo prazo, foi publicado na edição de abril de 2011, pelo Dr Sebastian DA McCallum.
Epicondilite lateral é uma tendinopatia degenerativa associada com dor região lateral do cotovelo. A prevalência na população é de 1 a 3%, com um pico de incidência de 40 a 54 anos. Apesar de ser conhecida como “cotovelo do tenista” apenas 5% dos casos são causados por esportes com raquete.
O manejo desta patologia consiste em repouso, brace de antebraço , alongamento e programas de fortalecimento. Outras opções terapêuticas incluem o uso de analgésico comum, AINH, infiltração com corticóide, acupuntura, terapia de onda choque, terapia de laser e cirurgia.
Um dos tratamentos mais controversos consiste no uso de AINH, estudos demonstraram melhora nos sintomas da dor a curto prazo, até mesmo no uso de AINH tópico. No entanto, existe muita discussão em torno do uso agudo, pois, quadros mais crônicos demonstraram quadros inflamatórios mínimos. Além disso, existe risco potencial de lesão tendínea em relação ao uso de anti-inflamatório através da formação aumentada de leucotrieno.
Outra prática comum são as infiltrações com corticóide no tratamento da epicondilite lateral aliviando a dor e reduzindo a incapacidade. Efeitos benéficos de curto prazo incluem diminuição da dor e aumento da força de apreensão da mão. Porém, não apresentam resultados mais duradouros, sendo, o repouso, fisioterapia e terapia medicamentosa mais vantajosas a longo prazo.
O uso de órteses, fisioterapia, terapia de onda de choque, terapia com laser e acupuntura ainda necessitam de maiores evidências em relação ao uso e a contra-indicações de uso.
Enfim, existem diversas opções cirurgicas que incluem excisão do tecido degenerativo, liberação do tendão extensor comum, e debridamento da origem do tendão comum com liberação do ligamento anular. Entretanto, o tratamento cirúrgico só é indicado após esgotadas as opções de tratamento conservador.
O tratamento com glicerol tópico tem demonstrado eficácia a curto prazo no tratamento da epicondilite lateral crônica e outras tendinopatias crônicas. Dentre as patologias que apresentaram melhora incluem-se a epicondilite lateral, tendinopatia do supraespinhal e tendinopatia de Aquiles. Não se conhece o mecanismo exato da ação do glicerol trinitrato tópico. Como o glicerol trinitrato é um precursos do NO, é sugerido que o NO seja importante para o volume do tecido sintetizado durante a cura do tendão e promove a síntese de colageno pelos fibroblastos.
O estudo objetivava acessar se as melhoras notadas aos 6 meses em relação aos sintomas de dor em repouso, dor em atividade, dor noturna, força de apreensão da mão com dinamometro e extensão do punho persistiriam por até 5 anos.
O estudo foi dividido em dois grupos diferentes: grupo placebo e grupo glicerol trinitrato. Os pacientes foram avaliados antes, aos 6 meses de tratamento e após 5 anos. Apesar da melhora significativa de ambos os grupos em relação aos sintomas, o uso do nitrato não mostrou benefício em relação ao grupo placebo.
Era de se esperar que o estímulo na produção do colágeno pelo nitrato tópico pudesse produzir efeitos de longa duração. Além disso, o nitrato seria responsável por modular a resposta apoptótica celular.
As limitações do estudo foram a falta de tratamento controlados no período entre 6 meses e 5 anos, podendo servir como fator de confusão.
É interessante notar que o artigo enfoca os efeitos duradouros do tratamento de epicondilite lateral, chamando atenção sobre as possíveis maneiras de se encontrar um tratamento mais eficaz para esta patologia. Outro ponto importante, foi o fato de colocar em dúvida tratamentos que além de não serem tão efetivos podem se tornar danosos como no caso do AINH. Outros ainda necessitam de maiores de estudo, tanto para comprovar o seu benefício como para confirmar que realmente não são eficazes.
De maneira geral, o tratamento da epicondilite lateral ilustra a dificuldade vivida pelo médico do esporte e tantos outros profissionais ligados a área esportiva, quando não existe um tratamento efetivo de uma doença multifatorial.
4 comentários:
É um artigo interessante, que não mostrou os mesmos benefícios dos patchs de nitrato na tendinopatia de calcâneo.
Este estudo mostrou, porém, que os dois grupos (nitrato + reabilitação VS reabilitação) obtiveram melhoras significativas ( já evidentes com 2 semanas), que persistiram por todo período do segmento de 5 anos.
Pena o estudo não ter avaliado um grupo realmente placebo (sem reabilitação).
Abraços.
Aqui está o link para o abstract do artigo:http://bjsm.bmj.com/content/45/5/416.abstract
Abraços.
Olá pessoal! Parabéns Léo e todos que estão participando.
Adorei a idéia e pra mim é ótimo pois continuo participando de algumas discussões.
Sobre o patch de nitrato, já está sendo usado em tendinopatia de calcâneo? Gustavão, vc teria esse artigo pra eu dar uma olhada?? Brigada!!!
Abs
Andréia
Parabens Leo!!
Gostaria de dar uma lida nesse artigo.
Vc tem como passar ele?
Abs
Postar um comentário