quarta-feira, junho 01, 2011

Ultrassonografia no Auxílio da Medicina Esportiva

Boa Noite amigos do Sports Medicine Brasil,
          Infelizmente hoje não poderei realizar um comentário de um artigo científico, no entanto, estarei passando minhas impressões do primeiro dia de Congresso do American College of Sports Medicine em Denver.
          Existe uma tendência no uso do USG de alta definição por médicos do esporte americanos, esse ano estão sendo realizados vários workshops do assunto e inclusive no final do curso será ministrado um curso introdutório sobre ultrassonografia e medicina esportiva. A tendência é utilizar o exame como complemento ao exame físico, dentre as vantagens está a confirmação do exame físico através da imagem, essa confirmação pode ser fundamental para reafirmar a importância de tratamentos preventivos, tratamento de tendinopatias (atletas em geral não gostam de realizar fisioterapia, principalmente, quando estão pouco sintomáticos), dentre outros.
          Em relação a ressonância temos um exame mais barato, mais rápido e dinâmico, no entanto, mesmo com todas essas vantagens ainda teremos diversas indicações de ressonância, principalmente, em lesões intra-articulares.
          Aparentemente nenhuma novidade até agora, porque muitos clubes profissionais do Brasil já utilizam tal recurso, a grande questão é quem estará comandando o aparelho, tornando o diagnóstico de patologias músculo-esqueléticos mais preciso e rápido, assim como seu tratamento. No entanto, é importante lembrar que em certos casos é importante ter a opinião de um especialista da área, no caso, um radiologista.
          O USG quando bem empregado pode ser um divisor de águas no diagnóstico e tratamento de doenças músculo tendíneas, além de realizar uma análise mais objetiva da lesão.

1 comentários:

Gustavo Bornholdt disse...

Ótimo assunto, acredito que em alguns anos este seja um diferencial na consulta. Inclusive o BJSM já está lançando uma série de publicações sobre US em medicina do esporte.
Abraços.

Postar um comentário